A ACRE ministra curso de formação sobre carro de vias férreas Amberg Rail numa das maiores redes ferroviárias do mundo. Em colaboração com o MIT de Moscovo e a GFK Company, a ACRE participa na instauração de novas equipas de trabalho para o desenvolvimento das infraestruturas ferroviárias russas.
A rede de caminhos-de-ferro russa é uma das maiores redes do mundo cuja expansão e renovação por todo o país se mantém ativa. As grandes distâncias a percorrer para comunicar as diferentes cidades do território nacional tornam necessário o aumento das frequências e velocidades dos comboios para o transporte tanto de mercadorias como de passageiros.
Instituto Tecnológico de Moscovo
A empresa GFK Company Ltd, responsável pela distribuição oficial da Amberg na Rússia, em colaboração com o MIT de Moscovo, está a trabalhar para esta renovação. Pela nossa parte, na ACRE estamos a realizar um plano completo de formação à equipa técnica encarregada das obras. O objetivo desta formação é transferir a nossa experiência técnica na utilização do carro de auscultação de via Amberg Rail, usado com sucesso na manutenção, construção e conservação de vias em Espanha nos últimos anos.
O Responsável de Tecnologias, Roberto Chinarro, ministrou durante uma semana uma formação sobre carro de vias férreas no Instituto Tecnológico de Moscovo, realizou a implementação de novos equipamentos; como o sistema de duplo carro VMS1000 e realizou exemplos práticos sobre a metodologia ideal para a manutenção da qualidade. Esta nova metodologia afeta todo o fluxo de trabalho, exigindo uma mudança na hora de planear, inclusive desde o início do planeamento topográfico.
Durante o processo de aprendizagem procedeu-se a completar a formação do pessoal da GFK e do MIT no manuseamento dos equipamentos GRP de montagem e auscultação e na topografia prévia necessária para a obtenção do máximo rendimento. Utilizou-se para tal um sistema VMS1000 de duplo carro além do GRP1000 com GPS.
Programa da formação
Os principais temas tratados pela ACRE durante a formação foram:
para Espanha e Portugal
Os sistemas Amberg integram de forma nativa instrumentação Leica Geosystems, garantindo precisão milimétrica e compatibilidade total com o ecossistema Leica. A ACRE, distribuidor oficial exclusivo da Leica e Amberg em Espanha e Portugal, oferece suporte técnico e formação certificada para estas soluções.
Leica–Amberg é a integração certificada e homologada em projetos ferroviários europeus. A precisão, interoperabilidade e durabilidade desta aliança não tem equivalentes no mercado.
Permitem medições precisas do terreno, detetando variações de altura e materiais com grande exatidão.
Plataformas de modelação digital que integram toda a informação do projeto, otimizando o planeamento e documentação das infraestruturas.
Tecnologia que cria mapas 3D detalhados da infraestrutura, identificando falhas estruturais e desgaste nos carris automaticamente.
Estación con ATRplus, medición por cámara y Leica Captivate precisiones de 1″, 2″, 3″, 5″
Estación total de alta precisión 0,5″ con Leica Captivate, ATRPlus, DynamicLock y AutoHeight
Antena GNSS RTK com posicionamento visual
El Leica GS05 GNSS Smart Antenna es una antena GNSS de gama media, compacta y ligera.
Capture, gestione y mida sobre modelos 3D
Sistema modular para medición de vías con láser escáner con resultados en tiempo real
Solución para cálculo de parámetros de vía basada en puntos de control
A Amberg Technologies anunciou colaborações com outros fabricantes, mas as configurações homologadas e garantidas em Espanha e Portugal são as integradas com a Leica Geosystems, disponíveis exclusivamente através da ACRE.
A precisão é o fator mais crítico. Os nossos sistemas de Amberg Rail, ao trabalhar com estações totais robotizadas de alta gama (0.5” a 1”), garantem uma precisão milimétrica em coordenadas 3D absolutas. Ao contrário dos sistemas puramente inerciais ou relativos, que podem acumular derivas, o nosso método apoia-se numa rede topográfica de controlo robusta. Isto assegura que a geometria da via não só seja coerente internamente, mas que a sua posição no espaço seja exata, algo indispensável para a construção e para a manutenção a longo prazo.
Esta é uma das maiores vantagens. O software da Amberg, como o Amberg Rail 3.0, está desenhado para um fluxo de trabalho digital completo. Uma vez medido o estado real da via, o software calcula automaticamente os deslocamentos (ripagens e levantes) necessários para a levar ao seu traçado teórico. Estes dados são exportados em formatos nativos e diretos para as principais marcas de bateadoras do mercado (Plasser & Theurer, Matisa, etc.). Isto elimina a introdução manual de dados, reduz drasticamente o risco de erros e assegura que a correção executada pela máquina seja exatamente a que foi calculada.
Como costuma destacar o nosso Rail Survey Manager, Roberto Chinarro, embora os sistemas relativos sejam úteis para inspeções rápidas, a medição absoluta é insubstituível em vários cenários. É fundamental na fase de construção para garantir que a via é instalada corretamente desde o início. Também o é em trabalhos de manutenção de alta precisão, especialmente em linhas de alta velocidade, zonas de aparelhos de via (agulhas, cruzamentos) e em qualquer projeto onde se necessite fazer um seguimento da evolução da via ao longo do tempo, já que as medições são sempre comparáveis com uma referência fixa.
A nuvem de pontos 3D é uma radiografia completa da infraestrutura. Para além de realizar uma análise de gabarits com uma precisão inalcançável por métodos manuais, permite-nos criar um “gémeo digital” do ambiente. Sobre esta nuvem de pontos podemos detetar e analisar patologias na estrutura do túnel (fissuras, desprendimentos, humidades), verificar a posição e o estado da catenária, inventariar com precisão a sinalização e outros ativos, e realizar comparativos ao longo do tempo para monitorizar deformações. É uma ferramenta que vai muito além da simples verificação de dimensões.