A indústria dos veículos eléctricos (VE) está em expansão, impulsionada pela urgência de combater as alterações climáticas e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. No entanto, este crescimento acelerado também coloca novos desafios, especialmente em termos de segurança. Em particular, os riscos de incêndio associados às baterias de iões de lítio ganharam notoriedade. Este artigo explora a forma como empresas como a FLIR e as suas soluções de imagem térmica se tornaram uma tecnologia chave para a prevenção e segurança na indústria dos VE, permitindo uma monitorização precisa e preditiva dos componentes destes veículos.
Isto é afirmado pela FLIR no seu artigo “Fire and safety in electric vehicles, Solutions for the upcoming electric vehicle industry through temperature monitoring” (Incêndio e segurança em veículos eléctricos, soluções para a futura indústria de veículos eléctricos através da monitorização da temperatura), da autoria de Veronica Singh da Universidade de British Columbia, que pode ser consultado AQUI.
Funcionamento e riscos inerentes às baterias dos veículos elétricos
As baterias de iões de lítio, que oferecem uma elevada densidade energética por unidade de peso, estão no centro dos veículos eléctricos. Estas baterias funcionam através de uma transferência constante de iões de lítio entre o ânodo e o cátodo, o que permite o ciclo de carga e descarga. No entanto, este processo também envolve riscos de sobreaquecimento e falha, que podem levar a incêndios se não forem devidamente controlados.
uma solução não destrutiva para a manutenção preditiva
A termografia por infravermelhos é uma tecnologia que permite detetar variações de temperatura em objectos e superfícies, mesmo à distância e em condições de funcionamento. Enquanto os métodos tradicionais de monitorização da temperatura (como os termopares) apenas captam a temperatura de um ponto específico, a termografia pode avaliar grandes áreas simultaneamente e sem contacto direto, o que é essencial na indústria dos VE.
Através de câmaras térmicas, como a FLIR TG297, os fabricantes podem identificar diferenças de temperatura tão subtis como 0,1 graus Celsius, o que é vital para detetar problemas nos pontos de soldadura, nas células da bateria ou no sistema elétrico. Esta capacidade de captar assinaturas de calor sem contacto fez da termografia a escolha preferida para monitorizar e analisar sistemas que, de outra forma, seriam difíceis de avaliar com confiança.
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A tecnologia termográfica é especialmente útil em veículos já em utilização. O recarregamento contínuo e a exposição a elementos climatéricos podem danificar as baterias, pelo que uma análise termográfica é especialmente útil em veículos já em utilização, especialmente com a crescente preocupação com os incêndios em veículos eléctricos. A tecnologia térmica permite a monitorização contínua da bateria, do motor e de outros componentes críticos, fornecendo avisos precoces se forem detectados aumentos de temperatura invulgares. Isto permite aos fabricantes e operadores identificar e resolver potenciais problemas antes que estes se tornem um risco para os utilizadores.
Em conclusão, a integração da termografia na produção e manutenção de veículos eléctricos é um investimento essencial na segurança do produto. A tecnologia de infravermelhos não só minimiza os riscos de incêndio, como também promove a confiança numa indústria que está a avançar rapidamente para um futuro mais limpo e seguro.
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