O Geofencing permite proteger os voos com aviões tradicionais evitando voar os drones em áreas de segurança. O novo sistema de geofencing da DJI, Geospatial Environment Online(GEO) 2.0, já está disponível em mais de 20 países e territórios da região Latino americana. No link seguinte poderá obter as zonas onde está habilitado. Voo seguro Geo zone Mapa DJI
O sistema GEO 2.0 da DJI cria uma zona de segurança tridimensional que rodeia as trajectórias de voo das pistas. O sistema mostra de forma mais detalhada o risco real de segurança nessas áreas, permitindo realizar inspecções em lugares paralelos às pistas mas nunca próximo do tráfico aéreo. A sua implementação está em operação em mais de 20 países da união europeia.
O geofencing da DJI utiliza sinais de GPS e outros sinais de navegação por satélite para ajudar a evitar automáticamente que os drones voem à volta de áreas sensíveis, como aeroportos, prisões e localizações que possam representar problemas de segurança. Existem locais em que um drone DJI não pode voar sem uma autorização especial por serem áreas fechadas. Os pilotos de drones com contas DJI verificadas podem desbloquear automáticamente algumas áreas se tiverem as aprovações necessárias das autoridades locais, mas nas áreas mais críticas precisam de mais alguns passos da DJI para desbloquear. A DJI simplificou o processo de aprovação para que os pilotos profissionais de drones com autorização para voar em lugares sensíveis possam receber rápidamente códigos de desbloqueio ao enviar uma solicitação à DJI on-line.
“A DJI orgulha-se de apresentar o novo sistema de geofencing para utilizadores que operam drones na América Latina”, disse Brendan Schulman, director de Políticas da DJI. “A DJI foi pioneira em geofencing para drones, como também foi em temas de limitações automáticas de altitude e sistemas de detecção de obstáculos, entre outras iniciativas que promovem as operações seguras de drones. A segurança continua a ser a prioridade principal para a empresa, já que a industria continua a explorar novas e inovadoras formas de utilizar os drones para melhorar o fluxo de trabalho e de produtividade”.
A versão GEO 2.0 da DJI apresentada na Amércia Latina aplica restrições de geofencing num rectângulo de 1.2 kilómetros à volta de cada pista de aeroporto e as trajectórias tridimensionais em cada extremo onde se realizam as aterragens e decolagens.
Também se aplicam restrições de geofencing mais flexíveis para àreas ovaladas dentro de 6 kilómetros de cada pista, para encorajar os utilizadores de drones a tomarem decisões de voo pré-estabelecidas antes de voar. Os utilizadores da DJI devem actualizar a aplicação de controlo de voo DJI GO 4 e o firmware da aeronave para garantir que se implementam estas melhorias.